10 sites antigos que fizeram muito sucesso e não existem mais

Evolução História Informática internet

Existem diversos sites antigos que fizeram parte da vida de muita gente, e lembrar deles hoje em dia é uma boa dose de nostalgia. 

Quem não lembra de criar um perfil Fotolog e encher de fotos. Ou de entrar em comunidades estranhas no Orkut. Seja qual for o nicho, foi uma época bem divertida, onde muita gente gastou várias horas em entretenimento. 

Seja como for, esses sites antigos já não existem mais. Portanto, cabe a nós trazer alguns deles, para recordar na sua memória. Confira: 

Sites antigos que foram sucesso no passado, mas que existem mais

10. Twitpic

O Twitpic surgiu como uma alternativa ao Twitter, que na época permitia apenas a publicação de textos ou hyperlinks. Assim sendo, ele inicialmente permitia a publicação de imagens, e posteriormente passou a suportar vídeos. 

A rede social perdurou até meados de 2011, que foi quando o Twitter passou a permitir o upload de vídeos e fotos. 

9. Periscope

Um dos precursores das transmissões ao vivo, veio como um serviço de conversação por vídeo, onde as pessoas podiam interagir com pessoas do mundo inteiro, filtrando através de categorias e geolocalização. 

Rapidamente o site atingiu a marca de 10 milhões de usuários e chamou a atenção de empresas que tentaram comprá-lo, mas foi o Twitter quem saiu vitorioso. 

8. Orkut

A primeira reed social do Brasil deixa saudades até os dias de hoje. Pois, quem não lembra de entrar nas comunidades mais bizarras e fazer amizades diversas e discutir temas de conspiração, não é mesmo. 

Sem sombras de dúvidas, o Orkut é um dos sites que mais deixou saudades entre os brasileiros. 

7. Grooveshark

Em suma, o Grooveshark foi um dos precursores de serviços de streaming de música, o Grooveshark chegou distribuindo arquivos P2P, estilo o Emule, Kazaa ou LimeWire. Mas, diferente desses mencionados, você não baixava o arquivo para o seu computador, mas sim ouvia em uma espécie de nuvem. 

6. Vine

O Vine é um dos precursores de serviços como o TikTok e Kwai. Na época, era possível compartilhar conteúdos em vídeo no site que viralizaram rapidamente pelo mundo todo. 

Em 2017 o site encontrou seu fim, encerrando todos os acessos. 

Mas, se você era um fã assíduo do Vine, fica uma deixa. O poderoso Elon Musk, atual dono do Twitter, já cogitou um possível retorno do site. 

5. Fotolog

O Fotolog foi basicamente um blog combinado com fotografia, onde as pessoas publicavam diversos tipos de conteúdos como poemas, mensagens, dicas e sentimentos. 

A plataforma foi lançada em maio de 2002, chegando a alcançar mais de 3 bilhões de visualizações e 20 milhões de visitantes únicos por mês. No entanto, perdeu espaço para redes como o Facebook e Instagram, sendo desativado em 2019.

4. Cadê

Esse site foi um mecanismo de busca bem popular no Brasil nos anos 90, e era um dos principais rivais do Yahoo. Ambos os sites foram antecessores do Google. 

O Cadê também foi responsável por alinhar parâmetros e até criar uma forma de monetização com os sites, da mesma forma que a Google hoje trabalha com seu AdSense. 

3. Kit.net

Apesar de ser um serviço de criação e hospedagem de sites pessoais da rede Globo. Ele também oferecia um assistente de criação e uma biblioteca de códigos simples em Javascript que foi amplamente utilizado para a criação de outros conteúdos. 

2. Humortadela

QUem é que não lembra do famoso site de comédia dos anos 90. Cheio de vídeos curtos e animações, o site abusava da sua criatividade para criar temas e piadas em meio ao cenário que o país se encontrava. 

Além dos vídeos, o site também continha piadas escritas que davam muito o que falar e  também alguns jogos simples, como o “Show do Milhão” e outros. 

1. Trama Virtual

Esse foi o primeiro site brasileiro para divulgação de bandas independentes no país. O serviço foi o pioneiro para ajudar artistas que estavam no inicio da carreira. 

O Trama Virtual foi o responsável por revelar bandas como Fresno, Móveis Coloniais de Acaju e Cansei de ser Sexy. 

O surgimento de sites mais atualizados e dinâmicos, como o MySpace, o YouTube e o Facebook, levou ao encerramento das atividades. A página esteve no ar entre 2002 e 31 de março de 2013, tendo sido excluída após o fim de gravadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *